Tecnologia e Sistemas de Gestão na Logística de Transporte

No ambiente logístico, inúmeras ferramentas de controle apoiam os gestores em suas rotinas, contribuindo na otimização de processos e, consequentemente, na obtenção de melhores resultados.

Na gestão de transporte não seria diferente, afinal é um dos elementos mais importantes na composição dos custos logísticos, podendo representar de um a dois terços do custo logístico total de uma empresa. Portanto, deixar de controlar ou ser omisso em relação à sua gestão, pode-se tornar um risco financeiro para as organizações.

Diante da velocidade e assertividade exigidas pelo mercado, a gerência executada até então somente por meio de planilhas, por exemplo, dependentes da intervenção humana para que possam produzir alguma resposta, se tornou obsoleta. O que se espera, dentro da disponibilidade de cada empresa, são recursos mais avançados, que ofereçam maior agilidade e qualidade às informações.

A automatização de processos por meio de softwares especializados impacta diretamente no aumento do nível de controle e na redução do fator tempo em larga escala, tendo em vista que atividades antes executadas manualmente são substituídas (ou sustentadas) pelo uso da tecnologia, assegurando vantagens significativas.

Além de ganhos operacionais, se projeta a ideia de quanto um sistema pode contribuir na atuação gerencial, por meio de informações precisas e em tempo real, através de relatórios e indicadores de desempenho, custos e nível de serviço, permitindo medir e controlar processos internos e terceirizados.

Dentre os resultados alcançados com a automatização, podem ser citados:

  • Efetividade no controle dos processos internos;
  • Organização e otimização de recursos;
  • Estruturação, planejamento e produtividade da equipe logística;
  • Padronização, referência e históricos de dados;
  • Centralização, agilidade e confiabilidade das informações;
  • Administração e governança das negociações/tabelas de frete;
  • Redução da conta frete ao eliminar cobranças indevidas;
  • Atuação gerencial, apoiada por relatórios e indicadores de resultados.

Além de automatizar processos, a tecnologia voltada à gestão de transportes pode proporcionar resultados significativos na redução de custos e no controle de dados. Os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS – Transportation Management System) se apresentam como a principal ferramenta de apoio aos gestores em suas tomadas de decisão e contribuem diretamente para uma gestão mais eficiente.

Os sistemas de gerenciamento de transporte representam uma classe de produto que vem incrementando a qualidade e produtividade de todo o processo de transporte e distribuição, complementando o conjunto de informações internas das organizações.

É possível descrever o TMS como um grande “guarda-chuva” que representa as soluções de tecnologia da informação desenvolvidas para gerenciamento das atividades de transporte.

Os mecanismos de controle podem ser tratados de maneira específica, conforme atividade a ser gerenciada, podendo ser monitorados em tempo real por meio de relatórios gerenciais variados, personalizados de acordo com a necessidade.

As particularidades de uma solução TMS podem variar conforme o mercado de atuação ou modal utilizado. Tais ferramentas possuem módulos específicos para apoiar o gerenciamento de cada atividade, sejam elas: gestão de frotas, gestão de fretes, roteirização, programação de cargas, controle de tráfego/rastreamento, entre outros.

Cada empresa busca uma ou mais ferramentas de apoio à sua gestão logística, e estas variam conforme os processos a serem otimizados. Acompanhe na ilustração a seguir, as principais atividades logísticas apoiadas por sistemas de gestão de transporte dentro das diversas aplicações do software.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia na logística de transporte? Se inscreva em nossa Newsletter para receber novos materiais!

Abraços,

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade - Instrutor na LNP Cursos Gerenciais. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Estratégica Empresarial e especialista (MBA) em Logística e Distribuição. Possui experiência profissional na área logística de transportes, armazenagem e gestão de frota.

Website: http://www.logisticanapratica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *