Eficiência Logística: Fator Decisivo para o Sucesso do seu Negócio

Diante das transformações que o mercado vem passando nos últimos anos, torna-se recorrente atribuir ao conceito de logística como sendo um setor estratégico e fator de vantagem competitiva para as organizações.

De fato, a logística está presente em grande parte (se não em todas) as empresas, independentemente do porte ou segmento. Contudo, pelo fato das operações logísticas não estarem inseridas no core business da organização, muitas não se dão conta disso. Em alguns casos, a preocupação está centrada apenas em questões que envolvem quanto produzir, para quem vender, como pagar, e por aí vai.

Obviamente, todos esses pontos são essenciais para o negócio. Entretanto, as atividades instaladas na logística servem de subsídio para a produtividade e eficácia dos demais departamentos e, portanto, merecem maior atenção. Neste post, vamos abordar alguns fatores que podem determinar o sucesso do negócio a partir da sua operação logística, cumprindo papel fundamental desde o início do ciclo produtivo até o pós-vendas.

Estrutura Física e Equipamentos

Receber, movimentar, armazenar, separar e transportar são funções que requerem o mínimo de estrutura para garantir segurança e eficiência no processo. O investimento em equipamentos adequados – empilhadeiras, transpaleteiras, talhas, elevadores, carrinhos, entre outros – e a manutenção periódica dos mesmos, podem representar resultados em larga escala, aumentando os níveis de produtividade e eliminando os riscos de acidentes de trabalho.

Forte Integração com outros Departamentos

A estreita relação da logística com outros departamentos da empresa denota sua importância organizacional, visto que as atividades que estão sob sua responsabilidade geram impactos sobre a maioria dos processos. Da mesma forma, o setor de planejamento ou marketing que estuda o mercado e identifica uma previsão de demanda coerente interage com a logística, que fornece os insumos necessários para a produção em níveis adequados de estoque. Manter esta integração o mais sólida possível pode representar amplos resultados, além de eliminar falhas de comunicação e demais perdas.

Equipe Qualificada e Motivada

Empresas são movidas por pessoas. Uma equipe preparada e motivada pode fazer a diferença nos momentos mais críticos. Para assegurar um time comprometido, a empresa precisa ter seus princípios – missão, visão e valores – muito bem definidos. Esse é o primeiro passo para que as pessoas se identifiquem e atuem alinhadas aos mesmos objetivos. Outra questão importante nesta relação diz respeito aos funcionários enxergarem no líder uma inspiração, um modelo a ser seguido. A equipe precisa ser ouvida, orientada e gratificada sempre que possível. Neste caso, investir em educação e treinamentos especializados é uma ótima oportunidade, pois representa ganhos para ambos os lados.

Adoção de Recursos Tecnológicos

As exigências do mercado atual estão relacionadas principalmente à agilidade e assertividade das informações e processos. Quanto maior a velocidade de resposta, maiores são as chances de se destacar frente à concorrência. A tecnologia aplicada à logística por meio de softwares especializados, aplicativos e dispositivos complementares, atua em frentes como:

  • Automatização das atividades;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Integração entre plataformas de diferentes áreas e empresas;
  • Efetividade no controle dos processos internos;
  • Organização e otimização de recursos;
  • Padronização, referência e históricos de dados;
  • Centralização e confiabilidade das informações.

A automação de processos impacta diretamente no aumento do nível de controle e na redução do fator tempo, tendo em vista que funções antes executadas manualmente são substituídas (ou sustentadas) pelo uso da tecnologia, assegurando vantagens significativas.

Controle Efetivo dos Custos

A logística – diante do numerário envolvido em cada atividade – precisa ter seu controle de custos acurado a fim de evitar que possíveis processos impactem negativamente nas contas da empresa, dentre eles:

  • Níveis elevados de estoque;
  • Ausência de critério na contratação de transportadoras;
  • Perdas e avarias decorrentes de embalagem, movimentação e transporte;
  • Deficiência na gestão de frota, entre outras frentes.

Com dificuldades em gerar novas fontes de receita, a constante revisão da planilha de custos é o meio pelo qual uma parcela das empresas está buscando equilibrar suas contas, mas é fundamental não descuidar de um elemento determinante no atendimento ao cliente: a qualidade do serviço.

Preocupação Constante com o Nível de Serviço

Tão importante quanto gerenciar os custos envolvidos é acompanhar o nível de serviço aplicado aos processos e entregue ao cliente. Neste caso, acompanhar significa medir e atuar sobre os resultados, com o objetivo de atingir plenamente a satisfação do consumidor em relação às suas expectativas. Por abranger as principais atividades, desde a aquisição de insumos até a entrega do produto acabado, a logística pode representar um canal atuante no controle da qualidade, visando estabelecer regras internas e externas sobre os índices de atendimento.

Avaliação e Monitoramento dos Resultados

Medir o resultado de qualquer ação é premissa para identificar possíveis desvios, corrigi-los e retomar o caminho em busca do planejado. Neste caso, o instrumento de gestão mais comum para aferir e monitorar o desempenho são os indicadores. A utilização de indicadores logísticos surge da necessidade de alcançar maiores níveis de eficiência e qualidade, no sentido de disponibilizar o produto desejado ao menor custo, nas condições acordadas e no lugar solicitado, atendendo as expectativas do cliente.

A partir deste conceito primário, reconhecer a logística como potencial agente transformador do negócio pode ser o primeiro passo para que a empresa produza com o máximo de eficiência, venda com maiores margens e obtenha melhores resultados em todos os níveis de atuação.

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Um abraço.

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade é graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Estratégica Empresarial e especialista em Logística e Distribuição. Possui experiência profissional na área logística de transportes, armazenagem e gestão de frota.

Website: http://www.logisticanapratica.com.br

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