Carga Lotação: características e benefícios da Carga Fechada para os embarcadores

Um dos maiores desafios para os gestores que atuam em empresas embarcadoras consiste em conciliar a otimização da conta frete com a continuidade – e, se possível, ampliação – da qualidade e eficiência no transporte de cargas.

Ainda que o trade off logístico indique que os custos de transporte aumentam de acordo com o grau de exigência e particularidades da entrega, é possível adotar estratégias que promovam a REDUÇÃO DE CUSTOS sem que ocorra impacto negativo no NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO.

E uma das possíveis ações se baseia em substituir, sempre que possível, o embarque fracionado pela CARGA LOTAÇÃO. Conheça mais sobre este modelo a partir de agora.

Carga Lotação: conceito e características

Também conhecida como carga fechada, completa ou FTL (Full TruckLoad – carga completa do caminhão), a carga lotação é uma modalidade de transporte onde o transportador disponibiliza um veículo exclusivo para atender a demanda do embarcador.

A partir do momento em que é coletada, a mercadoria segue diretamente para o destinatário.

O ideal é que o volume a ser transportado se aproxime ao máximo da capacidade de ocupação do veículo, respeitando sempre o limite total permitido e a distribuição de peso por eixo.

A carga lotação é indicada em situações onde a empresa possui grandes volumes de expedição para a mesma região/local de destino.

Também é favorável para itens que exigem condições especais de movimentação e transporte, oferecendo maior segurança e acompanhamento da carga no decorrer do trajeto.

Principais benefícios da Carga Lotação

Quando comparada ao transporte fracionado, a carga lotação apresenta inúmeras vantagens, principalmente com relação à:

Maior flexibilidade e menor prazo de entrega

Por se tratar de um transporte exclusivo, a carga fechada representa uma excelente opção para entregar os pedidos em menores prazos, já que não ocorrem paradas para transbordo ou composição de carga, por exemplo.

Na lotação, existe uma maior flexibilidade no atendimento de prioridade (urgência) de clientes, sendo possível, nestes casos, alinhar junto ao transportador as condições de atendimento mais adequadas.

Aumento da segurança da carga

Como não há necessidade de movimentação dos volumes durante o percurso, o risco de perdas, extravios e avarias é praticamente eliminado.

Em veículos equipados com carrocerias fechadas, é comum as empresas expedidoras colocarem um lacre no baú, ao final do carregamento, para que este seja rompido apenas no momento da entrega. Esta prática visa inibir a violação e aumentar ainda mais a segurança da carga.

Redução do custo de frete

Como vimos, a lotação possui vários aspectos operacionais que a torna extremamente benéfica para o embarcador.

Já em termos financeiros, quando o volume de cargas é suficiente para preencher o caminhão, o valor do frete também é otimizado se comparado ao custo de transportar a mesma quantidade no transporte fracionado, tendo em vista as características de cada modelo.

Com relação à carga fechada, um ponto bastante positivo é que, normalmente, ela é realizada por profissionais autônomos, transportadoras de pequeno porte ou empresas especializadas neste tipo de transporte, cujo os custos de operação são menores. Por consequência, os valores repassados tendem a ser mais baixos.

Outro fator que contribui para a redução de custos de frete é que, em geral, a contratação ocorre sob demanda e de forma programada, o que possibilita fazer cotações e negociações prévias em busca de melhores preços.

Diante disso – ainda que nem todos os perfis de carga sejam aderentes à carga lotação – este modelo mostra que é possível, simultaneamente, gerar economia e ampliar a eficiência no transporte de cargas.

Um abraço!

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade - Instrutor na LNP Cursos Gerenciais. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Estratégica Empresarial e especialista (MBA) em Logística e Distribuição. Possui experiência profissional na área logística de transportes, armazenagem e gestão de frota.

Website: http://www.logisticanapratica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *