Carga Fracionada: as principais vantagens para o embarcador

Decidir pela modalidade de transporte mais adequada é fator determinante para o desempenho operacional e resultado financeiro da empresa, já que esta decisão afeta diretamente questões ligadas à custos, segurança e eficiência na distribuição de cargas.

Um dos modelos mais utilizados no mercado é o transporte de cargas fracionadas.

Esta é uma opção que atende muito bem os embarcadores que expedem pequenas quantidades para diversos destinatários, localizados em áreas geográficas distintas do país.

Isso porque uma das principais características da carga fracionada é a utilização de apenas uma parte da capacidade (ocupação) dos veículos das transportadoras, compartilhando os custos de transporte com outras companhias.

Esta, por si só, já representa uma enorme vantagem para quem deseja otimizar o frete e deixar a entrega aos cuidados de quem é especialista no assunto. Mas existem outros benefícios que o transporte de cargas fracionadas pode promover. Conheça alguns deles, a seguir.

Os principais benefícios da carga fracionada para os embarcadores

Acompanhe como a carga fracionada gera importantes ganhos financeiros e operacionais para os contratantes deste modelo de transporte:

1. Aplicada a diversos tipos de empresas

A carga fracionada atende praticamente todos os embarcadores, independentemente do porte da empresa, o que amplia as oportunidades de pequenos/médios empreendedores competirem sem a necessidade de investimento em logística e transporte próprio.

Vale notar que um dos mercados com maior crescimento nos últimos tempos, o e-commerce, é também um dos mais aderentes à carga fracionada. Em geral, por se tratar de pequenos volumes com entrega direta ao consumidor final, as vendas on-line se encaixam perfeitamente no perfil de carga fracionada.

2. Custo do Frete

Além de compartilhar os custos de transporte, a modalidade fracionada é altamente competitiva com relação ao preço do frete.

Isso não significa que o embarcador tenha que optar pela oferta mais barata (apesar de esta ser uma opção). No entanto, ao estabelecer parcerias com transportadores cujo o custo-benefício atenda questões de qualidade, certamente será possível aliar economia e nível de serviço.

3. Abrangência e prazos de entrega

A carga fracionada é sinônimo de flexibilidade e abrangência.

Neste modelo, por exemplo, é possível chegar aos mais variados locais de entrega usando mais de um modal e/ou transportadores adicionais (redespachos) durante o percurso, o que garante a continuidade do fluxo de transporte e maior agilidade no atendimento do pedido.

A periodicidade e os prazos definidos também são atributos que merecem destaque. Neste caso, a empresa consegue estabelecer uma previsão de entrega junto aos clientes.

Da mesma forma, a previsibilidade possibilita monitorar o desempenho e medir a eficiência de cada transportadora e da operação em geral.

4. Potencial redução de custos de estoque

Com a programação regular de entregas, o transporte fracionado permite que a empresa opere com menores níveis de estoque, reduzindo a ocupação e movimentação de itens armazenados.

Entretanto, cabe notar que os custos com transporte aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade de entregas. Logo, é essencial avaliar se a soma dos custos com transporte não será maior do que consolidar volumes e fazer um número menor de remessas (trade-off logístico).

5. Rastreabilidade e segurança da carga

Quando o embarcador opta pela carga fracionada, é muito importante que estabeleça critérios no momento de contratar seus parceiros logísticos.

O processo de seleção de transportadoras visa garantir aspectos como o acompanhamento e a rastreabilidade da carga, fatores essenciais para a segurança e que atendem as necessidades da empresa (e clientes) quanto ao posicionamento dos pedidos.

Entre as vantagens do transporte de cargas fracionadas, estas se destacam como oportunidades para que a empresa possa otimizar seus custos de frete e como fonte de vantagem competitiva em um mercado tão complexo e dinâmico.

E pra você, quais são os principais benefícios da carga fracionada para o embarcador? Deixe sua opinião nos comentários!

Abraço!

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade - Instrutor na LNP Cursos Gerenciais. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Estratégica Empresarial e especialista (MBA) em Logística e Distribuição. Possui experiência profissional na área logística de transportes, armazenagem e gestão de frota.

Website: http://www.logisticanapratica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *