TMS Embarcador: Eficiência para a Gestão de Entregas

A tecnologia vem transformando o modo como nos comunicamos, como compramos e, é claro, como desempenhamos nossas principais atividades profissionais.

Na Logística, em especial na área de Transporte, os sistemas de gestão mudaram radicalmente a forma como as empresas executam suas operações.

Atualmente, o embarcador que terceiriza a distribuição de suas cargas precisa acompanhar o fluxo logístico de ponta a ponta, ter acesso às informações em tempo real e ser reportado simultaneamente sobre qualquer desvio.

Os Sistemas de Gestão de Transporte (TMS) são soluções de mercado focadas no gerenciamento logístico. Permitem que os contratantes de serviço de transporte tenham visibilidade, controle e planejamento do transporte a partir da interface de dados entre os integrantes da cadeia de suprimentos.

As vantagens para as empresas quem dispõem de um TMS não se resume à redução de custos – apesar de este ser um dos maiores motivadores quando decidem pela implantação do sistema.

O que se percebe é que os benefícios obtidos com a ferramenta excedem a esfera financeira e são facilmente notados com a automatização, o que resulta em expressivo ganho de tempo em processos e libera a equipe logística para demandas mais estratégicas.

TMS e gestão de entregas, na prática!

A etapa determinante para a conclusão do ciclo de atendimento do pedido – a entrega – pode ser acompanhada passo a passo, na linha do tempo, por meio do TMS.

Com o uso do sistema, o embarcador encontrará os subsídios para gerenciar suas entregas com propriedade.

Os requisitos básicos para a gestão de entregas em um TMS se concentram em um conjunto de cadastros e parâmetros de dados consistente no que tange a regiões atendidas, seus respectivos prazos e frequência de atendimento, bem como no êxito da interface de ocorrências de entrega entre transportador e embarcador.

Os EDIs de Ocorrência são integrados a partir de sua emissão pelo transportador. Dessa forma, a empresa fica ciente de qualquer anormalidade e pode buscar sua resolução rapidamente, antes que o cliente final seja penalizado

No TMS, o usuário tem acesso a funcionalidades desenvolvidas especificamente para a gestão de entregas, como um painel de acompanhamento onde são listadas todas as notas fiscais de determinado período com seus respectivos prazos e posições de entrega.

Configurações podem ser aplicadas para facilitar a visualização de atrasos, indicando possíveis ações a serem tomadas.

O sistema permite que setores como o SAC possam consultar o posicionamento de entrega de determinado documento – pedido, nota fiscal ou conhecimento de transporte, por exemplo – descentralizando esta função que até então gerava gargalo na Logística. Inclusive, além de áreas internas, o TMS possibilita que o cliente realize a consulta de status do pedido, programando o recebimento e melhorando sua experiência de compra.

É possível também vincular o pagamento do frete à comprovação de entrega, ou seja, com a entrada do EDI no sistema (ou apontamento manual da entrega), o TMS gera um documento de autorização de cobrança com a relação de CT-es aptos para pagamento – auditados, validados e entregues – e envia para o transportador emitir a fatura de transporte.

Com base no TMS, o embarcador tem as principais informações disponíveis em tempo real. Além de realizar consultas específicas e tomar ações imediatas em casos imprevistos, tem à disposição uma série de relatórios e dashboards que o permite avaliar a eficiência de entrega sob os mais diversos aspectos: por região, transportadora, cliente/fornecedor, entre outros.

Sobre o investimento em Sistemas de Gestão de Transporte é possível que, ao avaliar o valor de aquisição, algumas companhias os classifiquem como “caros“.

No entanto, ao fazer o diagnóstico logístico atual da empresa e projetá-lo com o software em plena utilização, nota-se que o projeto se paga em alguns meses. Nesta análise, é fundamental enxergar valor além do preço.

Do ponto de vista operacional, sair do padrão manual e repetitivo para uma nova metodologia – onde o sistema TMS tem a capacidade de conectar toda a cadeia e oferecer, com rapidez e eficiência, os recursos essenciais para a tomada de decisão – sem dúvida, significa elevar a logística de transporte ao próximo nível, além de representar uma mudança de patamar para a empresa.

E você, como avalia a utilização de um TMS no gerenciamento de entregas?

Deixe sua opinião nos comentários.

Um forte abraço e continue nos acompanhando!

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade

Claudionei de Andrade - Instrutor na LNP Cursos Gerenciais. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Estratégica Empresarial e especialista (MBA) em Logística e Distribuição. Possui experiência profissional na área logística de transportes, armazenagem e gestão de frota.

Website: http://www.logisticanapratica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *